BmaisCast #4: você dá desconto ou resultado?

Posicionamento de marca e geração de valor

Você dá desconto ou dá resultado para os seus clientes? Essa é uma pergunta interessante para começar esse post que vou falar sobre posicionamento de marca e geração de valor.

Quer baixar e ouvir a entrevista na íntegra no seu celular? Clique no link https://soundcloud.com/bmais-comunica-o/voce-da-desconto-ou-da-resultado

Ou se preferir ouça aqui mesmo no post.

Qual é o posicionamento do seu negócio? Você gera resultados concretos e relevantes para os seus clientes ou faz um precinho camarada para fisgá-los? Cuidado! Se posicionar perante o mercado e principalmente perante os seus futuros clientes é fundamental para o sucesso da sua marca. Eu sei que a tentação é grande em aceitar qualquer oferta, mas seja firme! Afinal de contas, você é um especialista na sua área, tem domínio sobre o assunto. Sabe como alcançar os melhores resultados para os seus clientes. Não seria justo, não é verdade?

Se posicionar não é criar uma marca maravilhosa, um cartão de visita bonitinho, um site bacana…. Se posicionar é mostrar verdadeiramente qual é o objetivo do seu empreendimento. Mostrar ao mundo a que veio, como costumamos falar. Qual é o seu diferencial?

Caminhando de mãos dadas com o posicionamento está a geração de valor.
O que é isso?

Geração de valor é aquilo que o seu cliente ou target percebe que a sua empresa, produto ou serviço tem de diferente da concorrência. É quando, por exemplo, ele percebe que você tem como objetivo não apenas vender o seu produto, mas principalmente ajudar ele a decidir de forma segura pela compra com base no máximo de informação possível. É dar segurança para ele escolher .

“Um consumidor seguro é um consumidor comprador” afirma o empreendedor digital Conrado Adolpho autor do livro 8Ps do Marketing Digital.

 

A construção de valor pode acontecer de diferentes maneiras e não acontece de uma hora para outra. É como uma pessoa que você conhece hoje e vai construindo uma relação de amizade aos poucos. A marca e o cliente são as mesmas coisas.

Quando você ajuda o seu target, aquela pessoa que está interessada no seu produto mas que ainda não comprou, a decidir se aquela é a melhor compra para ele, dandoinformações suficientes sobre o produto, formas de pagamento, garantia, prazo de entrega, melhores formas de uso e de conservação do produto, etc. Você está gerando valor para ele em relação a sua marca.

Perceba que em nenhum momento eu falei em vender um produto qualquer da sua loja a qualquer preço. Veja que eu nem mencionei o fator preço. Mesmo porque esse consumidor que está indeciso pode não comprar agora. Mesmo com todas as informações que você passou pra ele. Ele precisa ainda de um tempo para pensar, falar com a família. Às vezes a compra desse produto ou serviço vai pesar no orçamento doméstico porque ele já tem outras despesas. Então é preciso entender isso. Estou falando em ajudar sem intenção de vender logo de cara. É o princípio da reciprocidade. Você ajuda o consumidor com informações importantes sobre o seu negócio e ele se sente seguro em comprar de você. Assim, você está gerando valor para ele em relação a sua marca e aumentando as suas chances de vender.

Grande abraço!

 

Luciana Lopes - consultora de marketing digital

 

 

LuLopes é publicitária, fundadora da B+ Comunicação, consultora e palestrante em marketing digital, autora no Portal Webinsider e atuante em e-Business desde 2001.

 

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