Eu já falei aqui no blog sobre como ter personas definidas ajuda a atrair mais paciente ideal para seu consultório e a importância delas para uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente. Mas…
Você sabe o que é uma persona?
Qual sua importância para seu consultório?
Sabe identificá-las?
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
É normal que você tenha esses questionamentos, afinal, você é um profissional de saúde e termos de marketing são uma incógnita para você. Por isso criei essa post, afinal quero te ajudar a entender seus pacientes, pois assim, sua agenda estará sempre cheia.
No post de hoje você vai aprender sobre:
1. O que é uma persona?
2. Qual a diferença entre público alvo e persona?
3. Como definir as personas para minha clínica?
4. Como as personas influenciam no aumento de pacientes na clínica?
1. O que é uma persona?
Buyer persona ou simplesmente persona ou avatar é uma representação semi-fictícia do cliente ideal de uma empresa. Ela é criada para ajudar a empresa a entender melhor quem é seu cliente e do que ele precisa.
Digo que ela é uma personagem semi-fictícia porque ela é criada com base em informações reais de seus clientes.
A identificação das personas ajuda uma empresa a desenvolver estratégias mais assertivas de comunicação com este público, além do oferecer a solução certa na hora certa.
2. Qual a diferença entre público alvo e persona?
Apesar de serem bem parecidos, esses dois conceitos tem algumas particularidades que fazem toda a diferença na hora de criar suas estratégias de marketing.
O público alvo é uma definição mais genérica dos clientes de uma empresa, já a persona se refere a hábitos e características de uma pessoa específica. Ela é uma versão mais humanizada de seu público. Veja um exemplo de cada conceito:
- Público alvo: mulheres com mais de 40 anos, residentes em grandes metrópoles. Têm renda média entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00 e já pensam em fazer cirurgia plástica.
- Persona: Ana Júlia tem 40 anos, casada, mãe de 2 filhos e trabalha como gerente de marketing em uma multinacional. Ela mora no Rio de Janeiro e tem uma rotina bastante corrida, pois precisa conciliar as responsabilidades no trabalho com a criação dos filhos, que ainda são pequenos.Tem poder aquisitivo alto e é uma pessoa bem vaidosa, preocupada com a aparência. Tem alguns sinais evidentes da idade, como linhas de expressão, flacidez e perda de volume em algumas áreas do rosto. Como esses problemas incomodam, ela já pensa em fazer intervenções no rosto e cirurgias plásticas para dar um up no visual.Está insegura de fazer algo mais invasivo no seu rosto ou mesmo saber qual é a melhor opção para ela e por isso, usa a internet e as redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades referentes a procedimentos estéticos e para tirar dúvidas sobre cirurgia plástica.
Viu como uma persona é uma representação bem mais completa de seu público? Com tantos detalhes, fica bem mais fácil de se comunicar com ele, você não acha?
3. Como definir as personas para minha clínica?
Mesmo que a persona seja uma personagem semi-fictícia, ela não deve ser inventada, feita baseada em achismo ou palpites. Para que ela seja consistente, você precisa baseá-la em seus pacientes reais. Mas, tenho pacientes com diversos perfis, como vou fazer isso?
Você deve conversar com seus pacientes e identificar os perfis mais comuns, que trazem mais rentabilidade para sua clínica. Essa é a forma mais eficiente de chegar a uma definição de cliente ideal.
Caso esteja no início do negócio, pode criar pesquisas on-line. Elas não são tão precisas quanto a primeira opção, mas funcionam também.
A partir das respostas obtidas é hora de definir o perfil de seu paciente ideal, criando um personagem fictício com nome, idade, profissão, escolaridade, nível social, hobbies, entre outras informações relevantes.
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Essas informações vão te ajudar a entender melhor a rotina de seus pacientes, seus problemas de saúde, suas dúvidas a respeito de profissionais de saúde, tratamentos, etc.
Achou difícil? Não se preocupe! Criei um formulário com algumas perguntas para te ajudar nessa questão.
Mas, eu posso ter mais de uma persona?
Pode, mais não muitas. No início de sua estratégia é ideal que você crie uma ou no máximo duas personas. Isso porque você vai criar campanhas direcionadas a esse paciente ideal e se você tiver que falar com várias pessoas ao mesmo tempo, pode perder o foco.
O mais importante ao criar o perfil de paciente ideal é o foco. E quanto mais focadas forem suas estratégias, melhores serão os resultados.
Como definir as estratégias de marketing e marketing de conteúdo para personas diferentes?
Se a sua clínica ou o seu consultório possui várias personas, não vai adiantar criar estratégias de marketing e muito menos conteúdo genérico. As campanhas devem ser direcionadas para cada persona, de acordo com seu estágio no funil de vendas, senão suas estratégias não serão efetivas.
Não adianta criar um conteúdo para a persona X que está no fundo do funil de vendas se a maior parte de sua audiência está no topo. As estratégias devem ser personalizadas de acordo com a persona e seu estágio na jornada de compra.
4. Como as personas influenciam no aumento de pacientes na clínica?
O principal objetivo da criação de personas é entender qual é o comportamento de compra de seu cliente. E ao identificar seu paciente ideal você vai oferecer soluções que ele precisa na hora que ele precisa.
Eu já falei algumas vezes aqui no blog sobre como o marketing de conteúdo pode ser eficiente na hora de atrair pacientes para seu consultório. Mas, como fazer marketing de conteúdo sem personas definidas? A única forma dele ser efetivo é sendo personalizado para a audiência certa, na hora certa.
Vamos voltar para a persona do exemplo anterior: Ana Júlia está incomodada com alguns sinais de envelhecimento em seu corpo e está procurando informações sobre como melhorar a pele. Observe que ela ainda não decidiu se vai fazer um procedimento estético ou uma cirurgia plástica.
Então você cria um conteúdo rico, completo e baseado no estudo da sua persona, sobre cuidados com a pele depois dos 40 anos. Então, a Ana Júlia encontra esse conteúdo enquanto faz buscas no Google, encontra as respostas que ela tanto procurava no conteúdo oferecido por você e a partir daí ela se torna uma leitura assídua de seu blog.
Ela gosta tanto que passa a seguir a sua clínica também nas redes sociais e indica para várias amigas que estão procurando uma solução para o mesmo problema.
Agora me diga, quem você acha que ela vai procurar quando resolver se submeter a um tratamento ou cirurgia?
Imagine que você só tenha conteúdos sobre cirurgia plástica e falando especificamente de sua clínica. Como nossa persona ainda não está procurando uma cirurgia específica, ela pode não se interessar pelo seu blog. Só aqui você já perdeu uma paciente em potencial.
E você ainda tem dúvidas se as personas podem influenciar para aumentar o fluxo de pacientes de sua clinica?
Você precisa de ajuda para criar suas personas? Então, responda ao Raio X do Paciente Ideal que criei especialmente para você. Ele vai te ajudar a identificar seu paciente ideal.