Marketing de Alimentos Saudáveis: 5 Estratégias Altamente Eficazes Para Uma Empresa Se Destacar Nesse Mercado.

Você gostaria que seu negócio de alimentação saudável se tornasse uma empresa lucrativa, capaz de atrair mais pessoas interessadas no seu produto/serviço e gerasse um impacto direto e significativo no seu faturamento?

Eu tenho certeza que sim…

Existem grandes chances que você esteja cometendo erros no seu Marketing que estão impactando diretamente o faturamento da sua empresa. Por isso, é importante que você preste bem atenção, caso queira ter resultados de verdade com o marketing
da sua empresa.

Fica tranquilo. Neste artigo, você vai aprender de uma maneira simples e didática quais são as 5 Estratégias Altamente Eficazes para uma Empresa se Destacar no Mercado de Alimentação Saudável. 

Na verdade, você pode até seguir exatamente o caminho que nós da Bmais Comunicação utilizamos com nossos clientes para transformar o seu marketing em um aliado poderoso para o crescimento sustentável da sua empresa.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

1. Aposte no Inbound Marketing

2. Invista no Marketing de Conteúdo Persuasivo

3. Foque na Pesquisa de mercado

4. Defina suas redes sociais

5.Invista nos Profissionais certos

 

Antes de começarmos, deixa eu te passar algumas informações importantes a respeito desse setor…

O mercado de alimentação saudável vem em ampla ascensão nos últimos anos. Mas como o Marketing de Alimentos Saudáveis pode ajudar empresas a se destacarem nesse mercado?

Saiba mais a respeito da nossa consultoria.

Algumas marcas de alimentos saudáveis estão nadando de braçada em um verdadeiro “oceano azul de oportunidades” nesse segmento. Entretanto, infelizmente muitas ainda estão em “oceanos vermelhos”. Nadam, nadam e acabam morrendo na praia. Isso porque só enxergam o tamanho do mercado e suas oportunidades, mas não se planejam para conseguirem se diferenciar da concorrência Se você se identificou com o segundo grupo, continue lendo esse artigo.

Perceba que eu estou falando de:

  • um setor que cresceu 98%, entre 2009 e 2014, fazendo do Brasil o 4º maior mercado em alimentação saudável e bem-estar do mundo e até 2021, esse mercado deve crescer 4,41% por ano, em média, no país. segundo a agência Euromonitor, 
  • Um mercado que movimenta cerca de US$ 35 bilhões por ano. Segundo a agência internacional de pesquisa de mercado, nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi, em média, de 12,3% ao ano e em 2019 o avanço foi de 3,5%
  • Nos últimos dois anos as vendas de alimentos plantbased no varejo cresceram 29%
  • Quatro a cada cinco brasileiros estão dispostos a gastar mais com a alimentação desde que estejam consumindo alimentos com maior valor nutricional, segundo pesquisa elaborada pela agência Mintel

Ao longo da história, os alimentos foram fonte de prevenção e tratamento de doenças, e hoje são, também sinônimo de uma vida com mais saúde.

Alimentação saudável x Coronavírus

Desde o início da pandemia do Coronavírus no Brasil, houve uma aceleração da curva de crescimento do segmento de alimentos que ficou ainda mais acentuada.

Muitas pessoas começaram a mudar seus hábitos alimentares, dando preferência para comidas caseiras e frescas.  

Nas primeiras análises do Estudo NutriNet Brasil, os resultados indicaram um aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia.

Esse crescimento pode ser facilmente visto e comprovado ao observarmos o ganho de espaço desse mercado nos corredores dos supermercados, estampando páginas de revistas e livros, sem falar nos programas de TV dedicados exclusivamente ao tema e, com isso, atraindo cada dia mais um público fiel, com vontade e poder de consumo e extremamente exigente.

Mesmo assim, o mercado brasileiro ainda tem muito o que crescer, e muitos donos de negócio no setor de alimentos não estão conseguindo aproveitar essa nova “onda” de maneira plena e competitiva. Por esse motivo, eu resolvi compartilhar 5 Estratégias Altamente Eficazes Para Empresas Que Querem se Destacar no Mercado de Alimentação Saudável.

Agora preste muita atenção no que eu vou dizer a seguir…

Juntamente com esse “boom” envolvendo todas as maravilhas dos alimentos naturais veio também muita concorrência. Transformando o universo da  alimentação saudável em um mercado linear e de difícil destaque para as empresas do ramo.

Então, a pergunta que faço a você é:

“Como destacar a sua empresa no setor de alimentação saudável atraindo, cativando e fidelizando clientes de maneira eficaz, além de transformar a sua marca em uma referência no assunto?”

A resposta já posso adiantar: investindo em um planejamento estratégico personalizado e em um marketing de conteúdo que gere bons resultados para o seu negócio.

Agora que você já compreendeu a importância de se ter um marketing mais assertivo e feito sob medida para a sua empresa, conheça as 5 estratégias altamente eficazes para você se destacar no mercado de alimentação saudável!

1 – Aposte no Inbound Marketing


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Já ouviu falar em Inbound Marketing? Essa é uma estratégia de marketing que surgiu e começou a se popularizar em meados de 2009 – mais ou menos na mesma época em que os blogs e redes sociais começavam a pipocar na rede – e tem como tradução livre “Marketing de atração”.

No Inbound Marketing diferentemente do que acontece no Outbound (prospecção ativa de clientes, como anúncios, mala direta, telemarketing, entre outros) a ideia é captar clientes e quase clientes por meio de cadastros de e-mails em troca de ter acesso a materiais digitais gratuitos ou não (e-books, checklists, infográficos, videoaulas, webinários, entre outros) . Nele, podemos ter dois focos: 

  • Para clientes – nutrir a relação com o cliente e ao mesmo tempo continuar oferecendo novas oportunidades de aquisição de outros produtos e serviços
  • Para quase clientes – quebrar objeções por meio de conteúdo e, também, ao mesmo tempo oferecer outros tipos de produtos ou serviços da sua marca.

O segredo está em atrair clientes e leads de maneira segmentada e com foco na intenção de compra deles.

Quanto mais segmentada pela intenção de compra do seu lead for a sua lista de e-mails capturados, mais qualificada ela será. Em outras palavras, público qualificado significa consumidor pronto para comprar. 

Aqui na Bmais Comunicação, em nossa Consultoria em Projetos Completos, nós ajudamos nossos clientes desde encontrar um posicionamento único em seu mercado, ter uma presença digital da marca mais assertiva nas redes sociais, construção de lista de e-mails de compradores e leads qualificados até a campanhas de vendas on-line e criação de novas fontes de lucro.

Será que realmente vale a pena investir em Inbound Marketing? Não seria melhor simplesmente comprar tráfego?

Um não invalida o outro. Pelo contrário, potencializa.

Explico:

Se o tema do seu material estiver alinhado com a intenção de compra do seu prospecto, fazer uma campanha de anúncios para atrair cada vez mais possíveis clientes só vai potencializar aquilo que já é bom. Desde que os anúncios tenham sido criados da maneira correta, é claro.

Por exemplo:

Durante a nossa consultoria, na fase da estruturação do inbound marketing, ajudamos e acompanhamos todas as etapas da construção do material com maior probabilidade de conversão, a página de captura e o funil de venda, além das campanhas de anúncios para divulgar o material on-line. Tudo para que essa estratégia de marketing, funcione perfeitamente e gere ótimos resultados para os nossos clientes.

Por exemplo, você tem uma loja on-line de produtos naturais. Pesquisou e identificou quais as principais objeções do seu público alvo em relação aos produtos que a sua loja oferece. O que fazer com essas informações?

Você vai pegar uma dessas objeções e criar um material digital gratuito falando sobre ela. Para cada objeção, um material. 

É importante lembrar que nesse mesmo material o qual você vai falar sobre uma das dúvidas do seu potencial cliente, vai também mostrar qual é a solução. E a solução é sempre….? Acertou se disse um de seus produtos/ serviços. Ou seja, a solução é aquilo que a sua empresa oferece.

A ideia é chamar a atenção desse possível consumidor por meio de informações relevantes capazes de sanar dúvidas do seu público alvo em relação ao seu mercado e ao seu produto ou serviço. E são essas informações que irão levar o seu lead ao seu produto, ao seu site, ao blog e às suas redes sociais.

Tudo isso precisa ser muito bem planejado, amarrado, definido e objetivado. Um canal tem que estar em conexão com os demais, as informações não podem se desencontrar e tudo precisa ser muito bem monitorado.

Por meio de métricas de acompanhamento, aqui na Bmais Comunicação analisamos o engajamento dos conteúdos postados e das campanhas de anúncios e, assim, é possível ver quem e quantas pessoas visitaram a página de captura, se cadastraram e compraram por meio dessa estratégia.

Um dos principais e mais eficientes braços do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo, que já é o nosso próximo item.

2 – Invista no Marketing de Conteúdo Persuasivo

blog marketing conteudo bmais comunicacao

Imagina quantos temas interessantes envolvendo alimentação saudável são possíveis de serem criados? Quantas novidades surgem a cada dia? Quantas pesquisas são divulgadas?

Eu diria que a alimentação saudável é uma fonte inesgotável de assuntos a serem discutidos, apresentados e compartilhados. Porém, eu acredito que você não esteja aqui lendo este artigo para se tornar um exímio produtor de conteúdo. Tudo o que deseja é criar conteúdos que façam com que o seu potencial cliente clique no seu link e compre o seu produto. Acertei?

Atrair público certo para comprar em um site ou e-commerce de uma marca é o desejo de 99% das empresas (não coloco 100% porque gosto de ser conservadora).  

Todos querem, porém poucos conseguem. Por quê?

Você já deve ter ouvido a frase “faça conteúdo relevante”. Muitos profissionais de marketing afirmam que para se conseguir que leads se transformem em clientes, é preciso oferecer conteúdos relevantes à audiência antes de tentar vender alguma coisa. E eles estão certíssimos….em parte.

Alguns empresários percebem que a linha editorial do seu negócio está travada e não sabem o que fazer. Isso acontece porque o conteúdo do site não “conversa” com os anúncios que, por sua vez, também não “conversa” com suas redes sociais.

Outros donos de negócios fazem conteúdos extremamente ricos, altamente relevantes para sua audiência e vão “empilhando” dicas e mais dicas até um dia em que se sintam prontos para vender.

Na minha opinião, para atrair um público qualificado é necessário que se faça um conteúdo que ajude esses consumidores a darem o próximo passo sim e…atrelado a ele uma oferta do seu produto ou serviço. Enfim, talvez você concorde comigo, talvez não, contudo, eu acredito e aplico isso em minhas consultorias, de que o conteúdo deve ser o elo entre a informação que potencial comprador precisa e a solução que a empresa de alimentos oferece.

Em outras palavras, é possível criar conteúdos relevantes e que ao mesmo tempo ofereça uma oportunidade de negócio para o seu público. Detalhe; desde a primeira postagem.

Agora me fala, saber dessa possibilidade é libertador, não é?

2.1 – Fuja do Picolé de Chuchu

Provavelmente você nunca provou um picolé de chuchu, não é verdade? (se já, coloque nos comentários logo abaixo desse artigo. Quero saber o que achou.) Embora ele ofereça vários benefícios para a saúde, acredito que esteja longe de ser um dos alimentos preferidos da maioria das pessoas, pelo menos não está na minha lista de TOP 10.

Com o seu conteúdo é a mesma coisa. Por mais que você escreva um texto magnífico, que você sabe que trará benefícios a quem for ler, é preciso ir além, é necessário despertar o desejo do visitante do seu blog ou do seguidor da sua marca nas redes sociais com o seu conteúdo para que ele tome pelo menos uma das duas atitudes mais importantes para o seu negócio: se inscreva na sua lista de e-mails e/ou se torne seu cliente.

Transforme todos os pontos de conexão como seu público em uma oportunidade de ajudar ele a resolver um problema e em seguida dar um próximo passo conhecendo o seu produto ou serviço. Tudo isso por meio de estratégias de marketing de conteúdo persuasivo.

Como saber o que o consumidor deseja de fato? Por meio da pesquisa de mercado, nosso próximo tema!

3 – Foque na Pesquisa de mercado

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Ora, se estamos falando que hoje o setor de alimentação saudável vive uma crescente expansão, então, para se conseguir sucesso e destaque entre os concorrentes é necessário saber muito bem quem atrair e como atrair.

Com a pesquisa de mercado você consegue definir quem é seu público alvo, o que ele deseja e o que ele sente falta em saber quando o assunto é alimentação saudável. Além disso, também é nesse momento, que você consegue enxergar melhor quem mais está atuando no mesmo setor que você e ver onde pode investir para atrair mais olhares para a sua marca.

Não dá para atuar sendo mais um no meio da multidão é necessário traçar estratégias eficazes, focar onde há maior demanda reprimida, buscar o seu diferencial no mercado, a sua essência e transmiti-la de forma clara e objetivo para o seu público.

É na pesquisa de mercado que você vai ter a dimensão detalhada de tudo o que precisa para investir no crescimento do seu negócio. E é nela também que você irá descobrir quais ferramentas melhor irão atender a demanda do seu público alvo.

E estamos falando em ferramentas de comunicação, então, não podemos deixar de fora as redes sociais! Mas calma, elas não são todas iguais e você não precisa de todas!

4 – Defina suas redes sociais

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Facebook, Instagram, Snapchat, Pinterest, Twitter, Youtube, TikTok… qual rede social é ideal para a sua empresa?

Bem, primeiro você precisa analisar muito bem com quem quer falar, precisa compreender qual linguagem essa persona se familiariza e qual rede social ela está.

Lembre-se! Redes sociais são meios, não fim. Tenha isso em mente quando for planejar os seus conteúdos. Foque em uma comunicação que desperte o desejo do consumidor em querer saber mais a respeito do seu produto ou serviço no mercado de alimentação saudável.

Não tem experiência com marketing, usa pouco as redes sociais e não sabe muito bem como iniciar uma estratégia e ainda gerenciar seu negócio? Calma, há sempre o profissional certo para ajudar quem deseja crescer e aparecer!  Vamos a ele ou eles!

5 – Invista nos Profissionais Certos

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O caminho mais seguro para acertar com as estratégias de marketing é ter em sua equipe um profissional da área que seja especialista em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Aqui na B+ Comunicação nós podemos orientar e treinar o seu time de produtores de conteúdo de maneira que ele se torne altamente qualificado, especializado em conteúdos de alta conversão para sua empresa. Se quiser saber como funciona, acesse aqui.

O que podemos concluir de tudo isso?

Que investir em ações e estratégias de marketing eficazes e personalizadas são uma excelente maneira de fazer com que o seu negócio em alimentação saudável se destaque e conquiste mais clientes.

O universo da alimentação saudável é amplo e oferece infinitas possibilidades, saiba aproveitar cada uma delas e voe alto!

Se quiser encurtar esse caminho e conquistar mais clientes, fale com a gente.

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LuLopes – Publicitária de formação, estrategista de marketing digital por pura paixão.
Fundadora da B+ Comunicação que tem como objetivo ajudar donos de negócio a encurtar o caminho entre a marca e o coração do consumidor por meio de estratégias de Marketing e de Comunicação.

 

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