Marketing de Conteúdo: como é possível lotar consultório ou clínica usando essa ferramenta de marketing?

Eu já falei em aqui no blog mais de uma vez sobre a importância do marketing de conteúdo aplicado à saúde e como estratégias bem elaboradas podem alavancar seu consultório ou clínica. Até aí você entendeu, mas deve estar se perguntando: como usar o marketing de conteúdo que ajude a lotar minha agenda de pacientes?

É comum que você tenha dúvidas a este respeito, pois o marketing de conteúdo é muito complexa e vai muito além de simplesmente criar um texto sobre sua área de atuação e divulgar no seu blog em suas redes sociais.

No post de hoje, vou tirar suas dúvidas sobre marketing de conteúdo e mostrar a você que é perfeitamente possível utilizar essa ferramenta para atrair novos pacientes e fidelizar antigos. Veja os assuntos que serão abordados hoje:

1. Importância da produção de conteúdo para chamar a atenção do público
2. Influência do marketing de conteúdo na aquisição de pacientes
3. Como deve ser a estrutura da produção de conteúdo para que ela seja eficiente
4. Como engajar o público com seu conteúdo
5. Quais são os melhores tipos de conteúdo e por quê
6. Como criar um conteúdo impossível de ser ignorado

Importância da produção de conteúdo para chamar a atenção do público

É cada vez mais comum que as pessoas busquem respostas a seus questionamentos na internet. Inclusive, já cite aqui no blog uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que aponta que 77% dos pacientes procuram informações sobre tratamentos, antes de procurar um profissional.

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Estatística (Ibope), em 2013, o Brasil tinha mais de 105 milhões de pessoas conectadas à internet. Com estas informações você ainda tem dúvidas a respeito da importância do marketing de conteúdo aplicado à saúde?

Estas pessoas passam uma boa parte do seu tempo procurando informações úteis e você precisa chamar a atenção delas. E uma das melhores estratégias para atingir este objetivo é oferecer um conteúdo relevante.

Influência da produção de conteúdo na aquisição de pacientes

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site Viver de Blog, 75% das pessoas não acredita em anúncios, pelo menos não em anúncios convencionais. Em contraponto, a mesma pesquisa ressaltou que 60% das pessoas confiam mais em empresas que geram conteúdo personalizado.

Isso mostra como o comportamento do consumidor mudou e não aceita mais propaganda chatas, invasivas. Muito pelo contrário, ele quer manter um relacionamento com uma marca que se sinta conectado e, assim, adquirir um produto ou serviço.

E como o marketing de conteúdo pode influenciar nesse relacionamento?

Simples: se um paciente chega no blog da sua clínica ou consultório e encontra conteúdos interessantes, ele vai virar um leitor assíduo. Sendo assim, quando ele precisar de algum serviço relacionado à sua área de atuação, ele não hesitará em procurar por você.

Afinal, vocês já tem um relacionamento de longa data e o paciente já conhece a empresa, os serviços oferecidos e o mais importante de tudo é ele confia no seu trabalho.

Como deve ser a estrutura da produção de conteúdo para que ela seja eficiente

Creio que você já entendeu a importância do marketing de conteúdo para profissionais de saúde, mas, para que suas estratégias seja eficientes, elas precisam ser bem planejadas. Veja como deve ser a estrutura de uma estratégia de conteúdo que dê resultados satisfatórios.

Entenda os princípios da redação para web: escrever para web não é como escrever um artigo acadêmico, pois cada meio possui um estilo diferente de escrita.

Defina a persona: já falei sobre isso aqui no blog e também já ensinei como fazer para identificar as personas de seu negócio. Caso sua clínica/consultório tenha mais de uma, decida para qual delas aquele conteúdo será produzido.

Defina o estágio do funil: um conteúdo eficiente é aquele que é produzido na hora certa para a pessoa certa. Mas, para ele atinja o público certo, você precisa saber em qual estágio do funil de vendas sua persona está. Isso porque cada etapa pede um conteúdo diferente.

Escolha um tom de linguagem: Para conversar com seu público, você precisa também definir como vai falar com ele. Para isso, precisa levar em consideração sua persona, pois para conversar com determinadas pessoas, você precisa usar um tom mais leve, descontraído, já com outras, um tom mais formal.

Defina as palavras-chave: é por meio das palavras-chave que seu conteúdo será encontrado nos mecanismos de busca. Por isso, sua escolha deve ser feita depois de muita pesquisa, pois antes de defini-las, você precisa conhecer a relevância das palavras-chave e seu volume de buscas no Google.

Dê um título para seu post: para que seu conteúdo chame a atenção do leitor, ele precisa ter um título interessante, pois não adianta criar um conteúdo excelente, mas com um título sem graça — não vai chamar a atenção.

Defina o tamanho do conteúdo: você pode criar conteúdos de 500, 1000. 2000 palavras e assim sucessivamente. Tudo depende da quantidade de informações que você deseja transmitir. Caso seja um vídeo, defina quanto tempo ele vai durar.

Acha complicado fazer tudo isso sozinho? Nós da B+ Comunicação podemos te ajudar. Você pode contratar a nossa consultoria de marketing de conteúdo com foco em potencializar a presença digital da sua clínica ou consultório. Assim, você não precisa se preocupar em criar estratégias e mensurar resultados, pois terá profissionais qualificados responsáveis por este trabalho.

Quais são os melhores tipos de conteúdo para você usar em suas estratégias

Quando da importância do marketing de conteúdo para clínicas e consultórios, não estou me referindo somente a blog posts e e-books. Estou falando também de infográficos, vídeos, webinários, podcasts, slides. Não há como dizer qual deles é o melhor porque isso depende de sua persona e dos objetivos de cada conteúdo.

Claro que você não precisa usar somente conteúdo de texto ou de vídeo, mas sim, utilizar mais de um recurso.

Como engajar o público com seu conteúdo

Você quer usar o marketing de conteúdo como forma de aumentar seu número de pacientes, certo? Então, você deve entender primeiro qual é a intenção nesse momento do seu potencial paciente, criar e promover conteúdo que sejam a “ponte” entre os serviços que a sua clínica ou seu consultório oferece e a necessidade do seu potencial paciente. Uma boa forma de atingir este objetivo é chamar o público para interagir com o post publicado.

Crie sempre um CTA (Call to Action) — chamada à ação — é fundamental que oseu conteúdo desperte no público o desejo em querer saber mais a respeito da sua clínica ou do seu consultório, seja enviando uma mensagem por inbox, pelo Whatsapp ou mesmo pelo site da sua empresa..

Como criar um conteúdo impossível de ser ignorado

Utilizar estratégias de marketing de conteúdo aplicado à saúde, muitos profissionais fazem. Por isso, você não deve fazer mais do mesmo e produzir um texto somente para ter presença na internet. Você precisa construir um conteúdo rico e que chame a atenção pelo sua abordagem única.

Para isso, use gatilhos mentais para influenciar o leitor na sua tomada de decisão, mas faça isso de forma natural, sem “forçar a barra”. Escreva um conteúdo simples de ser entendido, sem termos técnicos, caso contrário, sua persona pode achar o texto chato e difícil de entender.

Procure falar de uma forma próxima ao leitor, como se vocês fossem conhecidos ou amigos não aquela coisa fria entre profissional de saúde e paciente, que costuma ser muito comum nos consultórios.

Você precisa da minha ajuda para aplicar as estratégias corretas de marketing de conteúdo para o seu negócio? Então entre em contato comigo e agende uma consultoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *