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Marketing Médico: como usar as redes sociais sem ser punido pelo Conselho de Ética.

  

O médico, como todo e qualquer profissional, também precisa divulgar seus serviços para atrair pacientes, pois a concorrência na área médica é tão ou mais acirrada do que outras profissões. E para divulgar seu trabalho, nada como como utilizar o marketing médico como estratégia e as redes sociais como ferramenta, que além de terem um custo menor do que campanhas impressas têm um alcance muito grande.

A maioria das pessoas tem pelo menos um perfil em uma rede social e os médicos podem usar isso a seu favor na hora de criar suas estratégias de marketing e construir uma boa reputação com o seu público, além de atrair novos pacientes, é claro.

Mas, há alguma restrição em relação a estratégias de marketing médico em redes sociais? Você pode se perguntar: “Eu, como médico, corro o risco de sofrer alguma punição por postar algo que possa ferir o Código de Ética Profissional, mesmo se essa postagem não lesar outra pessoa?”

A resposta para essa pergunta é: sim. O Conselho Federal de Medicina é muito rigoroso em relação à divulgação de serviços de médicos e clínicas. Tanto o Conselho de Medicina como de Odontologia — que são os mais rígidos da área de saúde — partem do princípio de que a divulgação do trabalho do profissional de saúde não pode aparentar “propaganda.”

Inclusive o Conselho publicou as Resoluções 1.974/11, e 2.126/2015, que regulamentam as práticas de publicidade e marketing médico, visando orientar os profissionais sobre as práticas de divulgação de seus serviços e ainda coibir eventuais abusos.

Veja os tópicos que serão abordados ao longo do texto:

  1. Divulgue dados profissionais
  2. Fuja da autopromoção
  3. Não utiliza fotos de seus pacientes
  4. Não faça leilão de seu trabalho
  5. Não faça promessas sobre resultados de tratamento
  6. Use as redes sociais de forma educativa

 

marketingmedico bmaiscomunicacao1. Divulgue seus dados profissionais

Se você vai divulgar seu consultório ou clínica nas redes sociais, deve informar todos os seus dados profissionais: nome completo, endereço e telefone da clinica, Registro de Qualificação de Especialista (RQE), número do CRM e as especialidades as quais você trabalha, desde que sejam registradas no CRM. No entanto, só é permitido divulgar duas áreas de atuação, mesmo que você tenha mais que duas especializações.

2. Fuja da autopromoção autopromocao marketing medico bmais comunicacao marketing de conteudo

Mesmo que você seja o médico mais capacitado da região na qual atua, não deve se autopromover como “o melhor”,o “o mais capacitado”, “o único capacitado em determinada especialidade”, ou que você tem a clínica mais moderna e que você é o único médico capaz de proporcionar determinado tratamento de saúde.

Nas estratégias de marketing médico nas redes sociais, o médico também não pode divulgar que possui uma aparelhagem ultra moderna como diferencial de qualidade no serviço e garantia de resultados satisfatórios. Mesmo que isso seja verdade e você tenha feito altos investimentos em equipamentos.

Uma boa forma de divulgar que sua clinica é bem estruturada é falar da importância desses equipamentos para o tratamento e diagnóstico de doenças.

 

marketing medico antes e depois pacientes bmais comunicacao marketing de conteudo23.Não utilize fotos de seus pacientes

Suponhamos que você seja um médico dermatologista e fez um tratamento rejuvenescedor em uma paciente, e os resultados foram fantásticos! Até mesmo você e sua equipe ficaram surpresos! Aí você fica orgulhoso de seu trabalho e fica querendo mostrar o antes e depois daquela pessoa, simplesmente com a intenção de encorajar os possíveis pacientes a procurarem seus serviços.

Mas, pode esquecer, expor a figura de pacientes é definitivamente contra as regras de publicidade do Conselho Federal de Medicina – CFM e mesmo que algum paciente te dê autorização, você ainda não pode fazer isso. Primeiro, porque os resultados dependem de cada pessoa, mesmo que façam o mesmo procedimento e os resultados de determinado paciente não podem servir como verdade absoluta, nem garantia de resultados.

E segundo porque, médicos não podem usar os pacientes como forma de se promover, há outros meios para isso. Nem mesmo as famosas selfies são permitidas entre profissional e paciente, tampouco fotos do atendimento.

 

4.Não faça leilão de seu trabalho leilao marketing medico bmais comunicacao marketing conteudo

Divulgar preços de consultas, tratamentos, promoções, parcelamentos, formas de pagamento e descontos também não são permitidos como diferencial de qualidade. O CFM entende que a saúde é um bem que não pode ser comercializado; não pode ser vendida, nem comprada. Embora, seja comum vermos essa prática em campanhas de marketing médico, principalmente em sites da internet, no Brasil ela é proibida.

É claro que você pode oferecer desconto para seus clientes mais antigos e parcelar um procedimento em várias prestações, mas nada de criar banners, vídeos e outras propaganda e disparar em todas as redes sociais.

>> Veja aqui os 5 Passos Simples Que Vão Transformar Você Em Um Verdadeiro Ímã Em Atrair Pacientes (Sem Depender de Convênios).

comunicacao marketing medico bmais marketing conteudo35.Não faça promessas de resultados de tratamento

Sabe aquele famoso anúncio: “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”? Nem pense em fazer isso nas redes sociais. Primeiro porque o CFM proíbe que o médico dê garantias de resultados e depois: como você pode simplesmente dar garantias que irá resolver o problema de um paciente, se você nem mesmo sabe o que ele tem?

6.Utilize as mídias sociais de forma educativaPLANTILLA TRABAJO FREEPIK

O próprio CFM determina que as campanhas de marketing médico sejam educativas e nunca sejam usadas para promover o profissional. Então, use isso a seu favor e crie diversos materiais educativos para seu público. Crie vídeos, infográficos e até mesmo pequenos posts sobre vários temas de interesse do seu público alvo.

Explore temas relacionados à sua especialidade. Por exemplo: se você é cardiologista, pode falar sobre vários temas relacionados à saúde do coração como: exercícios físicos que ajudam na saúde cardiovascular, alimentos benéficos e prejudiciais ao órgão, enfim, tudo que seja relevante e adicione valor ao seu trabalho.

Esse tipo de estratégia cria um relacionamento com o público, que adquire confiança no seu trabalho e você pode vir a se tornar referência, tanto na sua área como na região a qual você atua.

Quais são os penalidades que os médicos sofrem por não seguir as orientações do CFM refentes ao marketing médico?

O médico que não respeita os limites do marketing médico pode responder civil e criminalmente por seu ato, isso vai depender da gravidade da infraçãoAs penalidades podem ser desde advertência confidencial, passando pela censura confidencial, censura pública, suspensão temporário do exercício profissional, até a cassação do exercício profissional. E, em casos de propaganda desleal, o profissional o médico poderá responder pelo artigo 196 do Código Penal.

>> E se as manifestações nas redes sociais fossem contra a sua empresa?

Em alguns casos, o CFM pode simplesmente aconselhar ao profissional sobre sua postura inadequada, pois por incrível que pareça, há profissionais que desconhecem as normas de publicidade de sua área.

Por isso, é muito comum vermos as práticas inadequadas citadas ao longo do artigo, serem divulgadas em canais de comunicação, principalmente redes sociais. Embora não tenhamos dados estatísticos atualizados sobre o assunto, segundo o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP), no ano de 2007, o número de denúncias de propaganda médica ilegal eram maiores do que de assédio sexual e cobrança indevida.

Portanto, se você não quer correr o risco de ser denunciado e sofrer uma punição grave, fique atento as suas estratégias de marketing médico, principalmente nas redes sociais.

Resumindo…

  • Divulgue apenas conteúdo que vão ajudar os seus seguidores, pacientes ou clientes
  • Não faça autopromoção. Deixe que os seus próprios pacientes reconheçam o seu valor profissional
  • Não exponha os seus pacientes nas redes sociais. Mesmo que eles autorizem.
  • Utilize as redes sociais de maneira honesta e séria. Ela é o canal de comunicação com o seu público alvo.

Gostou do artigo? Quais são suas estratégias de marketing nas redes sociais para atrair e fidelizar pacientes? Conte pra mim, deixando seu comentário no post!

LuLopes marketing digital 15

 

 

LuLopes é publicitária, fundadora da B+ Comunicação, consultora em marketing digital e atuante em e-Business desde 2001.

 

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