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7 Fatores Que Impedem Você De Conseguir Atrair Mais Pacientes Para o Seu Consultório (o nº 4 é crucial).

  

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O principal objetivo dos profissionais de medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição e outros profissionais de áreas similares é promover a saúde e o bem-estar de todos. Todavia, para manter a saúde financeira de um consultório ou de uma clínica, é preciso atrair mais pacientes para que haja um fluxo maior.

E para isso, a principal estratégia utilizada pelos profissionais de saúde ainda é o boca a boca. Mas, você acha que isso já é o suficiente ou sente que precisa de novas estratégias para atrair mais pacientes para seu consultório? Já parou para pensar sobre quais fatores te impedem de alcançar esse objetivo? Bom, talvez você precise analisar suas estratégias para depois responder essas perguntas.

Mas, se você acha difícil conseguir fazer isso sozinho, não se preocupe, que vou te dar uma “mãozinha”. Continue a leitura que vou te ajudar a identificar esses fatores.

Veja os tópicos que serão abordados hoje:

  1. Você ainda conta exclusivamente com a boa e velha propaganda boca a boca
  2. Você não procura conhecer seu público alvo
  3. Você não tem presença on-line
  4. Você tem presença on-line, mas não investe em marketing de conteúdo
  5. Você não mantém um relacionamento com seus pacientes
  6. Você desconhece os pontos fortes e os pontos fracos de seu negócio
  7. Você ignora a concorrência

1. Você ainda conta exclusivamente com a boa e velha propaganda boca a boca

7 Fatores Que Impedem Você De Conseguir Atrair Mais Pacientes Para o Seu Consultório

A propaganda boca a boca é uma ótima forma de divulgação, isso ninguém pode negar. Mesmo em tempos de internet, redes sociais e aplicativos, a indicação ainda continua sendo uma ótima forma de aumentar o fluxo de pacientes. Mas, ela sozinha já não funciona mais, pois os tempos mudaram — e as pessoas também. E você precisa acompanhar essas mudanças.

Não adianta ficar lembrando de como era mais fácil atrair pacientes no início de sua carreira e simplesmente reclamar.

2. Você não procura conhecer seu público alvo

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Para atrair mais pacientes para seu consultório, é imprescindível que você conheça bem seu público alvo. Esse será o ponto principal de suas estratégias de marketing, afinal de contas, como você poderá falar com seus possíveis pacientes sem saber nada a respeito deles?

Portanto, procure saber quem eles são, onde moram, faixa etária, renda, quais suas necessidades, etc. Reúna o máximo de informações que puder e alinhe suas estratégias de acordo com o perfil de seu público. Assim, os resultados serão muito melhores e os pacientes irão até você.

>> Descubra aqui os 5 Passos Simples Que Vão Transformar Você Em Um Verdadeiro Ímã Em Atrair Pacientes (Sem Depender de Convênios).

3. Você não tem presença on-line

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Se em pleno século XXI, você ainda não investe em estratégias de marketing na internet, você está perdendo uma ótima oportunidade de atrair mais pacientes. No Brasil, o número de pessoas conectadas à Internet cresce a cada anosegundo dados do próprio Facebook, 8 em cada 10 brasileiros possuem perfil na rede criada por Mark Zuckerberg. São 99 milhões de usuários ativos mensalmente.

Em matéria divulgada pelo Revista Exame, o brasileiro passa em média, mais de 5 horas por dia na internet. Isso é muito tempo, você não acha? Então, use isso a seu favor e invista em e-books, vídeos, redes sociais, links patrocinados, etc, para que seus pacientes cheguem até você.

4. Você tem presença on-line, mas não investe em marketing de conteúdo

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Se você acha que ter uma página no Facebook e um perfil no Instagram já são suficientes para atrair mais pacientes, está cometendo um grave erro. Redes sociais são ótimas ferramentas de marketing, claro, mas o marketing de conteúdo não pode ser ignorado.

Uma pesquisa feita em 2016, pelo site Minha Vida apontou que 94% das pessoas buscam informações sobre saúde na internet. Já o Comitê Gestor da Internet do Brasil, afirma que 77% dos pacientes pesquisam na rede sobre profissionais de saúde e possibilidades de tratamento, antes mesmo de marcarem uma consulta.

>> Potencialize a sua visibilidade na internet e atraia mais pacientes qualificados de maneira constante.

Essas informações são importantíssimas para você, pois grande parte dessas pessoas fazem parte de seu público alvo. Então, não perca tempo e crie já um blog e comece a divulgar conteúdos de valor para seu público.

O marketing de conteúdo faz com que sua clínica agregue valor aos serviços, ao oferecer informações importantes ao leitor, te aproxima de seu público-alvo e melhora sua posição em buscadores como o Google. E quanto melhor sua posição, mais visitas ao seu blog e mais possibilidades de novos pacientes.

5. Você não mantém um relacionamento com seus pacientes

Confident doctor looking at his senior patient while speaking to her

De que adianta ter um excelente atendimento, uma estrutura bacana e ser o profissional mais capacitado se você dá pouca ou nenhuma atenção ao marketing de relacionamento? Se você só se lembra de ligar para os pacientes para marcar consulta e confirmar horários, está fazendo mais do mesmo. Isso não ajuda a atrair mais pacientes nem a reter os atuais.

Mantenha um banco de dados com o máximo de informações sobre seus pacientes e lembre-se de enviar um cartão ou e-mail em datas especiais. Envie também materiais educativos sobre cuidados com a saúde e bem-estar ligados à sua área de atuação, além de oferecer planos de pagamento diferenciados para pacientes fiéis.

 

6. Você desconhece os pontos fortes e os pontos fracos de seu negócio

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Pode até soar um pouco estranho, mas você precisa enxergar seu consultório como uma empresa. E como toda e qualquer empresa, ele tem seus pontos fortes e seus pontos fracos. Talvez o que te impeça de atrair mais pacientes seja a localização do consultório, ou o atendimento da recepção, as formas de pagamento ou até mesmo, sua falta de pontualidade na hora da consulta.

Em contraponto, você também não sabe o que faz com que você ganhe pacientes. Ora, se não tem essas informações, como vai saber o que você deve mudar e o que deve continuar sendo feito?

Ferramentas de marketing podem te ajudar com esta questão, como uma análise SWOT, por exemplo. Essa ferramenta permite a realização de um diagnóstico completo sobre o seu negócio e o ambiente que o cerca.

7. Você ignora a concorrência

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Você se preocupa em conhecer seus concorrentes, o que eles oferecem, quanto cobram e qual o seu diferencial, o que eles fazem para atrair mais pacientes para seu consultório?

Ao analisar seus concorrentes, você pode identificar necessidades do seu público que não são atendidas por eles. Assim, você pode sair na frente da concorrência e oferecer um diferencial.

E com tantos médicos,dentistas, fisioterapeutas e outros bons profissionais no mercado, ter um diferencial pode aumentar de forma significativa o seu fluxo de pacientes.

Lembre-se!

O custo de estar errado é menor do que o custo de não fazer nada. Seth Godin

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LuLopes marketing digital 15

 

 

LuLopes é publicitária, fundadora da B+ Comunicação, consultora em marketing digital e atuante em e-Business desde 2001.

 

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