[Infográfico] 5 Passos Simples Que Vão Transformar Você Em Um Verdadeiro Ímã Em Atrair Pacientes (Sem Depender de Convênios).

Muitos profissionais da área de saúde por não saberem que é possível ter autonomia e conquistar mais pacientes de forma natural, espontânea, orgânica com a ajuda da internet, acabam se tornam reféns de convênios médicos. Por isso, eu resolvi desenvolver esse infográfico que mostra os 5 Passos Simples Que Vão Transformar Você Em Um Verdadeiro Ímã em Atrair Pacientes (Sem Depender de Convênios). Então, se você é médico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, dentista ou é de qualquer outra especialidade da saúde e precisa aumentar o seu número de pacientes / clientes, esse artigo foi escrito especialmente para você.

Aqui você vai saber o que fazer para:

  1. Encontrar o público certo para os serviços que você oferece 
  2. Descobrir as principais dúvidas que o seu público alvo tem em relação ao seu trabalho e a sua área de atuação
  3. Ter um blog focado em sua especialidade
  4. Atrair ao mesmo tempo a atenção e gratidão do seu lead (possível paciente / cliente)
  5. Construir um relacionamento duradouro com seus leads e pacientes.

capa infografico 5 passos saude

 

 

1. Encontrar o público certo para os serviços que você oferece.

Antes de começar a busca frenética por pacientes para preencher a sua agenda, é fundamental que você faça uma pesquisa antes para descobrir quem é o seu verdadeiro potencial cliente. Dessa maneira, você economiza tempo e dinheiro. Dois fatores importantíssimos nos dias de hoje para o sucesso de qualquer negócio.

Por onde você deve começar essa pesquisa?

Antes de se pensar em maneiras de impulsionar o seu consultório ou a sua clínica é preciso saber quem de fato você quer atingir, com quem quer falar.

É importante que você trace um perfil do seu cliente ideal. Saber exatamente quem é o seu público alvo. Para isso, vou propor que faça um pequeno exercício.

Pegue papel e caneta e responda as perguntas que eu listei abaixo com o máximo de detalhes possível. =)

Uma sugestão é que você não imagine um grupo e sim uma pessoa que representará esse grupo de clientes / pacientes que você quer atingir. Por isso, nas perguntas a seguir, eu vou chamar o seu representante de persona, ok?personas saude pacientes clinica consultorio lulopes bmaiscomunicacao

Como construir o perfil do seu paciente ideal?

1. Qual é o nome da sua persona?
(Crie um. Isso facilita na construção do perfil)

2. Qual é o sexo da sua persona?
3. Qual é a idade da sua persona (seja o mais preciso possível. Dê uma idade para ele ou ela)?
4. É casado(a), separado(a) ou solteiro(a)?
5. Tem preferência por mulher ou homem?
7. Tem filhos? Se sim, quantos?
8. Onde mora?
9. Onde trabalha?
10. Qual é o seu grau de formação educacional?
11.O que ele(a) ama fazer sozinho(a), com amigos e com a família?
12.O que ele(a) odeia fazer sozinho(a), com amigos e com a família?
13.O que ele(a) fala aos amigos?
14.O que ele (a) pensa mas não fala para ninguém?
15. O que ele(a) sonha?
16. O que ele(a) deseja?
17.O que ele(a) tem medo?

Responda todas as perguntas com maior precisão possível.

Dessa maneira, irá traçar o perfil do seu paciente ideal.

Com base no perfil do paciente ideal traçado por você, agora é a hora de aprofundar ainda mais essa pesquisa para saber por onde anda a sua persona na internet. Quais sites, blogs e redes sociais ela mais acessa? Não necessariamente o Facebook pode ser a rede preferida do seu público, conforme eu explico aqui nesse artigo.

Grupos e fóruns de discussão, blogs e sites específicos da sua área de atuação ou sobre saúde em geral são boas opções para começar a mapear o seu público alvo na internet.

E como saber o que de fato esse público procura? Quais são as principais dúvidas que ele tem a respeito dos seus serviços e de um determinado procedimento? Se ao chegar até aqui, você se fez essa pergunta, parabéns! Você já está pronto para passar ao segundo passo.

2.Descobrir as principais dúvidas que o seu público alvo tem em relação ao seu trabalho e a sua área de atuação.

Esse pode parecer um passo difícil demais para dar, mas aqui eu vou te mostrar como entre um atendimento e outro, você conseguirá descobrir quais as principais dúvidas que o seu público alvo tem em relação ao seu trabalho e a sua área de atuação.

Existem algumas ferramentas que vão te auxiliar nessa busca. São elas:

  • Google Analytics – uma ferramenta poderosa do Google para você descobrir quem são os visitantes do seu site ou blog, de qual região eles são, o que mais pesquisam dentro do seu blog, quais os interesses deles, quais os artigos do seu blog que eles mais gostam, sexo, idade…e principalmente se o perfil da persona traçado por você está de acordo com o perfil dos visitantes do seu blog. Esse recurso é gratuito. É só você ou alguém da sua equipe configurá-la no seu site ou blog.
  • Grupos e fóruns de discussão  – conforme eu disse mais acima nesse artigo sobre a importância dessas redes para saber onde está o seu paciente ideal na internet, elas também são muito eficientes quando o assunto é descobrir quais são as principais dúvidas da sua persona.
  • Planejador de palavras-chave (Keywords) – essa funcionalidade dentro da ferramenta Google Adwords é excelente para você saber quais são as palavras e frases mais pesquisadas no Google dentro da sua área de atuação. Por exemplo, se a sua clínica oferece o serviço de aplicação de botox e, ao utilizar o Planejador de Palavras-chave, você descobre que essa palavra tem entre 10 a 100 mil buscas por mês, você pode escrever um artigo falando sobre os benefícios desse procedimento e tirando todas as principais dúvidas sobre ele. Isso, aplicado a uma estratégia correta de marketing de conteúdo, irá alavancar o seu site e você terá grandes chances de ver esse artigo bem ranqueado na primeira página do Google. Na frente da concorrência.

 

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77% dos pacientes pesquisam na internet por profissionais de saúde adequados para realizar o seu tratamento e sobre as infinitas possibilidades de tratamentos existentes antes mesmo de efetuarem o agendamento de uma consulta.

 

  • Google Trends – esse é um recurso muito utilizado para você verificar as tendências de busca por palavras e conteúdo dentro da sua especialização. Nele, você consegue ter uma projeção de crescimento ou queda sobre um determinado assunto ao longo dos anos.

 

3. Ter um blog focado em sua especialidade.

Tenha um blog focado na sua especialidade. Quanto mais segmentado for o conteúdo dos seus artigos, maior é a chance de você se tornar uma referência para o seu target (público alvo).

17 Vantagens em ter um blog segmentado:

  1. É um ambiente 100% seu, seguro, onde você cria as regras e tem total domínio sobre ele, diferente das redes sociais que são “terrenos alugados” e as regras e funcionamento são controladas por seus fundadores. (Essa já é uma vantagem e tanto, não acha? Por isso, coloquei logo como primeiro item.)
  2. 90% dos consumidores acham conteúdo personalizado útil
  3. 75% das pessoas não acreditam em anúncios
  4. Blogs representam o 3º recurso digital mais influente (31%) na hora de fazer compras, atrás apenas de sites de varejo (56%) e de marcas (34%)
  5. 60% dos consumidores se sentem mais confiantes a respeito de uma empresa depois de ler conteúdo personalizado em seu site
  6. A taxa de conversão para sites que utilizam marketing de conteúdo é 6x maior que a dos que não utilizam (2.9% vs 0.5%)
  7. 37% dos profissionais de marketing afirmam que blogs são o formato mais valioso em uma estratégia de marketing de conteúdo
  8. Empresas que possuem blogs geram 67% mais leads (possíveis clientes) que as empresas que não possuem
  9. Sites corporativos com blogs têm 434% mais páginas indexadas e 87% mais links indexados nos buscadores
  10. 60% dos consumidores tem uma impressão positiva após consumir conteúdo exclusivo em um site
  11. 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa por meio do seu conteúdo do que de publicidade
  12. 55% dos compradores gastam mais tempo agora que no passado procurando informações sobre o produto e a empresa na internet – em comparação a 47% dos consumidores em 2011
  13. O crescimento de visitantes únicos para sites de empresas líderes em marketing de conteúdo é 7.8 vezes maior do que o das empresas seguidoras (que adotaram depois) (19.7% vs 2.5%)
  14. 92% das empresas que produzem conteúdo aumentam o número de clientes por dia a partir de seus blogs
  15. Pequenas empresas que possuem blog conseguem 126% mais leads (possíveis clientes)  do que aquelas que não blogam
  16. 78% dos consumidores acreditam que empresas que geram conteúdo estão interessadas em construir bons relacionamentos
  17. Entre aqueles que usam e-mail marketing, as empresas que possuem blog registram 2x mais tráfego a partir de seus e-mails comparadas as que não usam.

Fonte: Viver de Blog

4.Atrair ao mesmo tempo a atenção e gratidão do seu lead (possível paciente / cliente).

É primordial para o sucesso da sua empresa, que você comece a construir (de forma gratuita e sem fazer spam) uma lista de pessoas interessadas nos serviços que a sua clínica ou o seu consultório oferece (leads).

Um dos recursos mais utilizados para ajudar a acelerar no crescimento dessa lista é a oferta de materiais com conteúdo complementar aos artigos do seu blog, mediante o cadastro do lead na sua lista. Tudo feito de forma gratuita. Conforme eu estou fazendo agora, te oferecendo aqui esse infográfico.

e-Books, vídeos, planilhas, podcasts (arquivos em áudio), slides e infográficos são alguns dos formatos que você pode utilizar para captar mais prospectos e estreitar seu relacionamento com eles, de acordo com o que eu explicarei no próximo passo. Isso gera um sentimento de gratidão no seu prospecto em relação a sua empresa e, consequentemente, uma necessidade de retribuir, seja se tornando um paciente, seja indicando a sua clínica ou consultório para amigos ou a própria família. Esse 4º passo é muito poderoso e se você aplicar de forma correta, verá em pouco tempo o resultado que ele gera.

5.Construir um relacionamento duradouro com seus leads e pacientes.

Agora que você já começou a construir a sua lista de pessoas interessadas no seu conteúdo e nos seus serviços, chegou a hora de você se relacionar com elas.

Veja algumas dicas que eu selecionei para você se relacionar com as pessoas da sua lista de forma saudável:

  • Interaja, faça enquetes, pesquisas, mas não se torne chato.
  • Tome cuidado para não encher a caixa de e-mails do seu lead e acabar indo parar na pasta de Spam ou Lixo Eletrônico. Comece enviando um e-mail por semana.
  • Não use seu e-mail pessoal para enviar mensagens para a sua lista. Utilize serviços especializados para isso. MailchimpConvertKit e Mail2Easy são algumas dessas plataformas de envio de e-mails.
  • Contribua sempre com conteúdo relevante e, muitas vezes, exclusivo para quem faz parte da sua lista. Um lead tem 15 vezes mais propensão a comprar um serviço ou produto. Então, dê uma atenção especial a ele.

Para fazer o download do infográfico 5 Passos Simples Que Vão Transformar Você Em Um Verdadeiro Ímã de Atrair Pacientes (Sem Depender de Convênios) é só clicar na imagem abaixo.

Infográfico5 Passos para atrair mais pacientes para o seu consultorio ou clinica sem depender de convenios medicos LuLopes Bmais Comunicacao

 

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