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5 Estratégias Altamente Eficazes Para Você Se Destacar no Mercado de Alimentação Saudável.

  

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Não podemos negar que o mercado de alimentação saudável vem em ampla ascensão nos últimos anos.

Segundo pesquisa da agência Euromonitor, o setor cresceu 98%, entre 2009 e 2014, fazendo do Brasil o 5º maior mercado em alimentação saudável e bem-estar do mundo.

Ainda assim, o mercado brasileiro ainda tem muito o que crescer, como mostra o infográfico abaixo:

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Esse crescimento pode ser facilmente visto e comprovado ao observarmos o ganho de espaço desse mercado nos corredores dos supermercados, estampando páginas de revistas e livros, sem falar nos programas de TV dedicados exclusivamente ao tema e, com isso, atraindo cada dia mais um público fiel, com vontade e poder de consumo e extremamente exigente.

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Programa “Comer Bem, Que Mal Tem” no Canal Sony

Juntamente com esse “boom” envolvendo todas as maravilhas dos alimentos naturais veio também muita concorrência. Transformando o universo da  alimentação saudável em um mercado linear e de difícil destaque para as empresas do ramo.

Então, a pergunta que faço a você é:

“Como destacar a sua empresa no setor de alimentação saudável atraindo, cativando e fidelizando clientes de maneira eficaz, além de transformar a sua marca em uma referência no assunto?”

A resposta já posso adiantar: investindo em um planejamento estratégico e em um marketing de conteúdo eficiente.

Conheça agora 5 estratégias altamente eficazes para você se destacar no mercado de alimentação saudável!

Vamos lá?!

1. Aposte no Inbound Marketing

2. Invista no Marketing de Conteúdo

3. Foque na Pesquisa de mercado

4. Defina suas redes sociais

5.Invista nos Profissionais certos

1 – Aposte no Inbound Marketing


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Já ouviu falar em Inbound Marketing? Essa é uma estratégia de marketing que surgiu e começou a se popularizar em meados de 2009 – mais ou menos na mesma época em que os blogs e redes sociais começavam a pipocar na rede – e tem como tradução livre “Marketing de atração”.

No Inbound Marketing diferentemente do que acontece no Outbound (prospecção ativa de clientes, como anúncios, mala direta, telemarketing, entre outros) a ideia não é simplesmente vender por vender uma marca, serviço ou produto. Nele o foco está em atrair clientes de maneira voluntária, por meio da educação do lead (possível cliente) em relação ao seu negócio e ao mercado em que a sua empresa atua. Ao mesmo tempo, construir um elo de confiança e estreitar o seu relacionamento com ele por meio de conteúdo completo e relevante para ele.

Nessa etapa você vai investir na qualidade da experiência que envolve o antes, o durante e o depois da venda. Já sabendo quem é a sua persona, você vai criar materiais gratuitos digitais (e-books, checklists, infográficos, planilhas, aulas on-line, etc.) de acordo com o seu planejamento estratégico e tornar esse material disponível em uma página chamada landing page (em português, página de captura) para capturar o contato (e-mail) do seu lead. Ou seja, o seu possível cliente tem acesso ao seu conteúdo rico gratuitamente ao inserir o e-mail (telefone e nome também entram de acordo com a etapa do nível de conhecimento) e você começa a construir uma lista de pessoas interessadas em conhecer mais sobre o que você faz e como o seu conhecimento pode ajudá-la.

“Uma maneira simples de vender algo a um cliente no futuro é pedir sua permissão com antecedência.” Seth Godin

Por exemplo, você tem uma loja online de produtos naturais. Então, por meio de ações nas redes sociais e no blog da loja você vai apresentar não diretamente os grãos, ervas e frutas que estão disponíveis para venda.

A ideia é chamar a atenção desse possível consumidor por meio de informações relevantes capazes de sanar dúvidas do seu público alvo em relação ao seu mercado e ao seu produto ou serviço. E são essas informações que irão levar o seu lead ao seu produto, ao seu site, ao blog e às suas redes sociais.

Tudo isso precisa ser muito bem planejado, amarrado, definido e objetivado. Um canal tem que estar em conexão com os demais, as informações não podem se desencontrar e tudo precisa ser muito bem monitorado.

Por meio de métricas de acompanhamento podemos analisar o engajamento dos conteúdos postados e, assim, você poderá ver quem e quantas pessoas visitaram seus canais, quantas retornaram, o tempo que permaneceram e quantas ações se reverteram em vendas!

Lembre-se sempre que o consumidor procura sempre por algo a mais, hoje as pessoas são mais exigentes, sabem o que desejam e buscam por uma experiência completa que vá além das suas expectativas antes de decidirem onde vão investir seu dinheiro.

Um dos principais e mais eficientes braços do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo, vamos aprender um pouco mais sobre ele?

2 – Invista no Marketing de Conteúdo

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Imagina quantos temas interessantes envolvendo alimentação saudável são possíveis de serem criados? Quantas novidades surgem a cada dia? Quantas pesquisas são divulgadas?

Eu diria que a alimentação saudável é uma fonte inesgotável de assuntos a serem discutidos, apresentados e compartilhados. Então, construir estratégias envolvendo marketing de conteúdo a fim de atrair público certo para o seu negócio é investir na edificação de uma empresa forte, bem estruturada e duradoura.

>> Descubra aqui como aumentar a sua visibilidade do seu negócio e vender mais no mercado de alimentação saudável

Para isso, procure seguir sempre um cronograma muito bem elaborado de postagens. Publicar um artigo por mês ou por semana não vai funcionar. É preciso pré definir uma produção de conteúdo relevante para chamar a atenção da sua audiência e que façam a diferença para quem está lendo.

2.1 – Fuja do Picolé de Chuchu

Provavelmente você nunca provou um picolé de chuchu,não é verdade? (se já, coloque nos comentários logo abaixo desse artigo. Quero saber o que achou.) Embora ele ofereça vários benefícios para a saúde, acredito que esteja longe de ser um dos alimentos preferidos da maioria das pessoas, pelo menos não está na minha lista de TOP 10. Com o seu conteúdo é a mesma coisa. Por mais que você escreva um texto magnífico, que você sabe que trará benefícios a quem for ler, é preciso ir além, é necessário encantar o visitante do seu blog com o seu conteúdo para que ele tome pelo menos uma das duas atitudes mais importantes para o seu negócio: se inscreva na sua lista de e-mails e/ou se torne seu cliente.

Minha recomendação é que sejam pelo menos quatro artigos por mês no seu blog, sendo um por semana. Pense no seu blog como um verdadeiro hub; um ponto central de informações tão úteis aos olhos dos seus visitantes que sentirão vontade de compartilhar com amigos e em diversas redes sociais, uma divulgação espontânea do seu site.

Mantenha-se sempre muito bem atualizado sobre os assuntos que envolvem o setor que você atua, converse com profissionais que trabalham na área da saúde para apresentar frescor, veracidade e credibilidade ao que você produz.

Marketing de conteúdo faz mais do que vender, ele leva informação relevante ao consumidor, faz com que a sua marca se torne referência quando o assunto em questão envolver qualidade de vida, proporciona ao consumidor uma relação de proximidade e confiança.

Mas como saber o que o consumidor deseja de fato? Por meio da pesquisa de mercado, nosso próximo tema!

3 – Foque na Pesquisa de mercado

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Ora, se estamos falando que hoje o setor de alimentação saudável vive uma crescente expansão, então, para se conseguir sucesso e destaque entre os concorrentes é necessário saber muito bem quem atrair e como atrair.

Com a pesquisa de mercado você consegue definir quem é seu público alvo, o que ele deseja e o que ele sente falta em saber quando o assunto é alimentação saudável. Além disso, também é nesse momento, que você consegue enxergar melhor quem mais está atuando no mesmo setor que você e ver onde pode investir para atrair mais olhares para a sua marca.

Não dá para atuar sendo mais um no meio da multidão é necessário traçar estratégias eficazes, focar onde há maior demanda reprimida, buscar o seu diferencial no mercado, a sua essência e transmiti-la de forma clara e objetivo para o seu público.

É na pesquisa de mercado que você vai ter a dimensão detalhada de tudo o que precisa para investir no crescimento do seu negócio. E é nela também que você irá descobrir quais ferramentas melhor irão atender a demanda do seu público alvo.

E estamos falando em ferramentas de comunicação, então, não podemos deixar de fora as redes sociais! Mas calma, elas não são todas iguais e você não precisa de todas!

4 – Defina suas redes sociais

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Facebook, Instagram, Snapchat, Pinterest, Twitter, Youtube qual rede social é ideal para a sua empresa?

Bom, primeiro você precisa analisar muito bem quem você quer atrair, precisa compreender qual linguagem essa persona se familiariza e qual rede social ela está.

Lembre- se sempre que cada rede social demanda um tipo de dedicação, principalmente se você for o rosto que irá ser associado à marca, produto ou serviço, você precisará reservar parte do seu tempo para estrelar campanhas, participar de ensaios fotográficos ou mesmo para gravar os vídeos que serão postados.

Por exemplo, ter um canal no Youtube demanda tempo, dá trabalho e exige dedicação, além de muito empenho. Você não pode postar um vídeo e depois deixar o espaço sem conteúdo por longas semanas. É necessário criar uma frequência e deixar informado, para quem te acompanha, quando novos conteúdos forem disponibilizados.

O Facebook é ótimo para compartilhar informações e conteúdos criados tanto para blogs como para Youtube. É a rede mais popular do momento e serve para atrair um volume grande de olhares.

Fique atento quanto aos virais ou memes que a todo o momento surgem na rede e entre na brincadeira sempre que possível, transforme o tema alimentação saudável em algo leve, de fácil compreensão e com isso seduza seu possível cliente. Claro, sem perder a sua identidade, adaptando o que está em alta à linguagem do seu negócio.

O Instagram e suas inúmeras hashtags é uma excelente ferramenta para vendas, promoções e para quem deseja ter um feedback instantâneo do que está compartilhando. É uma rede jovem, sedutora e fácil de usar.

Não tem experiência com marketing, usa pouco as redes sociais e não sabe muito bem como iniciar uma estratégia e ainda gerenciar seu negócio? Calma, há sempre o profissional certo para ajudar quem deseja crescer e aparecer!  Vamos a ele ou eles!

5 – Invista nos Profissionais Certos

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O caminho mais fácil para acertar com as estratégias de marketing é contratando um profissional da área que seja especialista em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Aqui na B+ Comunicação nós temos um time de redatores altamente qualificados, especializados na área de saúde e comprometidos em gerar excelentes resultados para os nossos clientes. Mas aí você vai me perguntar quem seria esse profissional: um jornalista, assessor de imprensa, publicitário ou marqueteiro?

Bom, eu diria a você que o ideal é ter o suporte de uma equipe formada por profissionais especializados na área e com total domínio em estratégias de marketing. Para tal, o melhor caminho é contratar os serviços de uma agência de marketing de conteúdo que tenha expertise no setor de saúde e áreas afins.

Procure uma agência que compreenda o seu negócio e que ofereça as estratégias ideais para alavancar a sua marca, movimentar suas vendas, tornar seu site referência no setor de alimentação saudável, fazendo uso de mecanismos que possam reduzir custos comerciais e que possua um time de redatores focados e bem capacitados.

O que podemos concluir de tudo isso? Que investir em ações e estratégias de marketing eficazes e personalizadas é uma excelente maneira de fazer com que o seu negócio em alimentação saudável se destaque e conquiste mais clientes.

Saiba aproximar e fidelizar seu consumidor de maneira sutil, fazendo com que a venda aconteça naturalmente. Sem forçar a barra, sem ser apenas mais uma loja ou prestadora de serviço.

O universo da alimentação saudável é amplo e oferece infinitas possibilidades, saiba aproveitar cada uma delas e voe alto!

Se quiser encurtar esse caminho e conquistar mais clientes, fale com a gente.

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LuLopes é publicitária, fundadora da B+ Comunicação, consultora em marketing digital e atuante em e-Business desde 2001.

 

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